quarta-feira, 18 setembro, 2024

Portal de Notícias

2⁰ Celebra Arraial acontece...

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial...

Vereador Isaias do Escolar...

O vereador de oposição Isaias do Escolar, protocolou na sessão ordinária da...

Búzios realiza Mutirão Viário...

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Trânsito...

Oitava edição do Festival...

O 8º Festival da Sardinha e Frutos do Mar de Búzios, realizado neste...
HomeEconomiaMais de 70%...

Mais de 70% dos fazendeiros sentem na terra e no bolso os efeitos das mudanças climáticas

Seca aguda na Amazônia, onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste, enchentes no Sul. Eventos extremos no Brasil se somam a outros choques climáticos pelo mundo este ano e aumentam as preocupações de produtores rurais, que já sentem o impacto do aquecimento global nas lavouras e no bolso. É o que mostra uma pesquisa realizada sob encomenda da Bayer (gigante química alemã que produz insumos para a agropecuária) em oito países que são grandes no setor, entre eles o Brasil.

Dos 800 produtores ouvidos, 71% relataram que já sofrem impactos (inclusive financeiros ) da mudança climática em suas fazendas, e 76% temem as consequências desse processo no futuro. No Brasil, esse índice é ainda maior: 84%.

A empolgação com a supersafra brasileira de 2022 a 2023 já é passado. No campo, o otimismo deu lugar à apreensão. Produtores de soja do Cerrado, que já começaram a semear, ainda aguardam as chuvas regulares da primavera, enquanto produtores de arroz do Rio Grande do Sul esperam a estiagem em meio às enchentes. O plantio, que ocorre entre setembro e outubro, atrasou.

— Foram 500 milímetros de chuva em setembro, enquanto a média é em torno de 140 milímetros. Está um horror — diz Alexandre Velho, da fazenda Parceria Cavalhada, em Mostardas, no litoral gaúcho.

No Sul da Europa, com o calor mais forte este ano, vacas produziram menos leite e tomates estragaram. A colheita de grãos foi menor por causa da seca, elevando o risco de a inflação na zona do euro se manter por mais tempo que se esperava.

No Rio Grande do Sul, o plantio do arroz precisa ser feito agora para que a planta se beneficie ao máximo do melhor período de insolação, em janeiro. Embora a imagem dos campos alagados com uma fina camada de água seja a marca dessa cultura, é preciso tempo seco para semear, uma preparação de cerca de três semanas antes de o solo começar a alagar, explica Velho, que também é o presidente da Federarroz-RS, que representa produtores gaúchos.

No fim de setembro, de 20% a 30% da chamada fronteira Oeste do Rio Grande do Sul já deveriam estar plantados, mas, segundo o agricultor, o plantio “andou um pouco”, de forma desigual no estado. Com isso, a colheita também deve atrasar.

Previsões climáticas apontam que outubro continuará com chuvas acima da média no Sul do país. Segundo Jossana Cera, meteorologista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), as previsões mostram que, até o próximo dia 15, não deve haver períodos secos longos o suficiente para o plantio:

— Como está muito úmido, qualquer garoa, de 1 ou 2 milímetros, já atrapalha. Daí os produtores têm de parar (de semear) e esperar secar de novo.

Influência nos preços

Para o economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, ainda não é possível antecipar os impactos sobre a agropecuária — e o preço dos alimentos — da combinação do fenômeno El Niño (aquecimento das águas do Pacífico, que tem se mostrado severo desde meados do ano) com as mudanças climáticas, mas uma coisa é certa: a deflação que se vê agora no Brasil “tem data para acabar”. De junho a setembro, os preços dos alimentos acumularam queda de 4,01% no IPCA, segundo o IBGE.

spot_img

Create a website from scratch

Just drag and drop elements in a page to get started with Newspaper Theme.

Leia Mais

2⁰ Celebra Arraial acontece dias 27 e 28 de setembro no Barcelão

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial do Cabo irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, o festival de música Gospel, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, no estádio Barcelão. O...

Vereador Isaias do Escolar pede CPI para investigar irregularidades em aluguel de imóvel ligado ao prefeito Fábio do Pastel

O vereador de oposição Isaias do Escolar, protocolou na sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, realizada na última terça-feira (17), um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis...

Búzios realiza Mutirão Viário para melhorar sinalização na cidade

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (CTT), deu início dia 12 de setembro, no mutirão de revitalização da sinalização viária do município. A ação foi realizada no período noturno para...

Enjoy exclusive access to all of our content

Get an online subscription and you can unlock any article you come across.