quarta-feira, 18 setembro, 2024

Portal de Notícias

2⁰ Celebra Arraial acontece...

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial...

Vereador Isaias do Escolar...

O vereador de oposição Isaias do Escolar, protocolou na sessão ordinária da...

Búzios realiza Mutirão Viário...

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Trânsito...

Oitava edição do Festival...

O 8º Festival da Sardinha e Frutos do Mar de Búzios, realizado neste...
HomeInternacionalBiden desiste da...

Biden desiste da candidatura a presidente dos EUA e anuncia apoio a Kamala Harris

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição e disse apoiar a vice-presidente Kamala Harris para liderar chapa democrata. Em um comunicado no X, Biden disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025 (leia a íntegra mais abaixo).

“Foi a maior honra da minha vida servir como seu presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu me afaste e me concentre exclusivamente em cumprir meus deveres como presidente pelo restante do meu mandato”, escreveu Biden.

Kamala Harris disse estar honrada com o apoio de Joe Biden e que fará de tudo para unir o Partido Democrata e os EUA para derrotar Donald Trump nas eleições em novembro. Kamala Harris disse estar honrada com o apoio de Joe Biden e que fará de tudo para unir o Partido Democrata e os EUA para derrotar Donald Trump nas eleições em novembro.

Logo após saber da desistência, Donald Trump, candidato republicano, disse em sua conta no Truth Social que Biden “não estava apto para concorrer à presidência”.

O ex-presidente Barack Obama também se manifestou sobre o caso. Em um comunicado publicado na plataforma Medium, o democrata classificou Biden como “um patriota da mais alta ordem”. Biden foi vice-presidente na gestão Obama entre 2009 e 2017.

O O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Mike Johnson, disse em publicação no X, que “se Biden não está apto para disputar a Presidência, ele não está apto para servir como presidente”.

Leia mais

A desistência ocorre após pressões do partido e de parte do eleitorado democrata. A crise na campanha de Biden começou no fim de junho, quando ele teve um mau desempenho em um debate contra Donald Trump. À época, a capacidade cognitiva do presidente foi colocada em dúvida.

Até o momento, o presidente resistia à pressão de diversas maneiras. Ele deu entrevistas, fez uma reunião com governadores democratas e negou alegações de que sofria um declínio cognitivo e físico. Biden afirmou várias vezes que não iria desistir e que venceria a eleição.

No entanto, nos últimos dias, os rumores de desistência aumentaram. O ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi, duas fortes vozes no Partido Democrata, demonstraram insegurança com o atual presidente

Biden foi diagnosticado com Covid-19 na quarta-feira (17) e teve de suspender eventos de campanha. Desde então, ele está em isolamento em sua casa em Delaware. Segundo a imprensa norte-americana, diante da pressão, ele começou a ficar mais reflexivo sobre a candidatura.

Uma fonte disse à Reuters que a decisão ocorreu neste domingo. “Na noite passada, a mensagem foi para seguir em frente com tudo, a todo vapor. Por volta das 13h45 de hoje, o presidente disse à sua equipe sênior que havia mudado de ideia”. A decisão pegou muitos funcionários da Casa Branca de surpresa.

O Partido Democrata ainda não anunciou quem vai ser o novo candidato para disputar a eleição contra Trump.

Debate

Durante a disputa televisionada no final de junho, Biden apresentou voz rouca — atribuída a um resfriado —, pouco entusiasmo e hesitou em diversos momentos. Trump, por outro lado, despejou uma série de mentiras com calma e de forma assertiva, sem ser corrigido por Biden.

O debate foi o “início do fim” para Biden, de 81 anos. Dúvidas relacionadas à idade e aptidão do presidente para um mandato de mais quatro anos desencadearam uma crise no partido democrata. Dentro do partido, começou a surgir a ideia de substituição.

As eleições dos EUA acontecem em 5 de novembro. A Convenção Nacional Democrata, que vai oficializar o candidato do partido que vai disputar a Casa Branca, será entre 19 de agosto e 22 de agosto.

spot_img

Create a website from scratch

Just drag and drop elements in a page to get started with Newspaper Theme.

Leia Mais

2⁰ Celebra Arraial acontece dias 27 e 28 de setembro no Barcelão

Presença confirmada dos cantores evangélicos Isaías Saad e Eli Soares. A cidade de Arraial do Cabo irá sediar, pelo segundo ano consecutivo, o festival de música Gospel, que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, no estádio Barcelão. O...

Vereador Isaias do Escolar pede CPI para investigar irregularidades em aluguel de imóvel ligado ao prefeito Fábio do Pastel

O vereador de oposição Isaias do Escolar, protocolou na sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, realizada na última terça-feira (17), um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis...

Búzios realiza Mutirão Viário para melhorar sinalização na cidade

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (CTT), deu início dia 12 de setembro, no mutirão de revitalização da sinalização viária do município. A ação foi realizada no período noturno para...

Enjoy exclusive access to all of our content

Get an online subscription and you can unlock any article you come across.